Governador Wellington Dias afirma que estoque de medicamentos está em ‘situação crítica e perigosa’

0
451

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que o estoque de medicamentos no estado do Piauí está em “situação crítica”.

Segundo ele, há reserva para mais oito até 10 dias de uso dos itens na rede de saúde. Uma lista foi entregue ao Ministério da Saúde, informando sobre o baixo estoque e a necessidade de importação.

“A situação é crítica porque o ideal é termos uma reserva para 30 dias, estamos com oito a 10 dias de reserva, isso é perigoso, precisamos de solução”, comentou Wellington Dias

O governador disse que, apesar do baixo estoque, o estado tem condições de atendimento. Levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde apontou que não há mais medicamentos usados em UTIs em 21 estados e no Distrito Federal.

“O Piauí ainda tem uma condição de, mais ou menos, dez dias com base nos fornecedores. Fizemos uma requisição administrativa ontem [na quinta-feira] e verificamos que havia fornecedores com estoque para poder termos 17 itens desse estoque em condição de atendimento e buscamos outros medicamentos”, explicou.

Além da quantidade de medicamentos em estado de alerta no estado, o governador elencou um outro problema: a falta de médicos para atuarem em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no setor de Covid-19. O Piauí solicitou ao Ministério da Saúde esses profissionais, assim como a Prefeitura de Teresina fez na quinta-feira. O órgão tem dificuldade para abrir um hospital de campanha devido à falta de médicos.

Nova-Otica-2

DEIXE SUA OPINIÃO

Please enter your comment!
Please enter your name here