APMP divulga nota de esclarecimento e apoio ao Promotor Nivaldo Ribeiro

0
80

A Associação Piauiense do Ministério Público, entidade representativa de Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí emitiu uma nota de esclarecimento e apoio ao Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, nesta sexta-feira 23/04.

CONFIRA:

A Associação Piauiense do Ministério Público, entidade representativa de Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, vem a público esclarecer o que segue:

Sobre matéria publicada em veículos de imprensa que noticiam que NIVALDO RIBEIRO FILHO, filho do Promotor de Justiça NIVALDO RIBEIRO, teria “ganho” um cargo comissionado na Assessoria Jurídica do Município de Piripiri, fato que comprometeria a isenção do agente do Ministério Público em seu mister de fiscalizar o Município de Piripiri, esta entidade de classe esclarece:

1. No momento, o Promotor de Justiça NIVALDO RIBEIRO se encontra afastado de suas funções como titular da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, atuando com exclusividade no PROCON ESTADUAL em TERESINA. Responde pela 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, desde 19 de Abril de 2021, o digno representante do Ministério Público PLÍNIO FABRÍCIO DE CARVALHO FONTES.

2. O filho do Promotor de Justiça NIVALDO RIBEIRO é servidor público EFETIVO da CÂMARA MUNICIPAL DE PIRIPIRI, devidamente aprovado em CONCURSO PÚBLICO e, cedido ao Município de Piripiri, foi nomeado para ocupar cargo pelo ente público em Janeiro do corrente ano. Tal indicação, de per si, não gera impedimento ou suspeição do agente ministerial para cumprimento de seu dever público, tanto que ao longo dos meses continuou, de forma aguerrida, atuando na defesa do interesse social. Contudo, para evitar especulações e quaisquer dúvidas quanto à isenção do agente ministerial que, como dito, está afastado de suas funções em Piripiri, mesmo ciente de não haver nenhum impedimento, NIVALDO RIBEIRO solicitou ao filho que declinasse da nomeação para proteger o maior patrimônio que possuem, a idoneidade moral, posta em questão por razões as quais não cabe aqui declinar;

3. Por fim, a ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO entende que se revela estéril qualquer tentativa de manchar a imagem de um homem público cuja trajetória fala por si. A vida e atuação de NIVALDO RIBEIRO são o retrato de uma pessoa honesta, séria, comprometida com causas sociais, dedicada ao labor, que age de forma impessoal e com humanismo, sendo um servidor público exemplar, fonte de inspiração para os colegas de instituição e um escudo em defesa da sociedade diante das iniquidades do dia a dia;

4. A ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO, menos por dever estatutário e mais por um dever de cidadania e de preservação da imagem de um homem público que sempre agiu com retidão, vem manifestar seu mais profundo apoio ao PROMOTOR DE JUSTIÇA NIVALDO RIBEIRO, repudiando que, interesses inconfessáveis busquem questionar a honradez de pessoas que constroem, com muito suor e dedicação, uma carreira limpa e sempre voltada ao interesse público. Felizmente, a própria vida e história profissional de NIVALDO RIBEIRO servem, por si só, para negar quaisquer ofensas à honra, sendo a presente nota apenas um aditivo para dizer ao povo piauiense e ao Promotor de Justiça atacado que acreditamos no seu trabalho e que a luta em defesa da sociedade seguirá firme, não se intimidando com tentativas de inibir os membros do Ministério Público de cumprir com seus deveres.

HUGO DE SOUSA CARDOSO
PRESIDENTE DA APMP-PI.

Fonte: apmp-pi.com

Nova-Otica-2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here