Dia do goleiro, o Diário de Piripiri faz uma homenagem a grandes goleiros que vestiram a camisa do 4 de Julho. Confira nosso top five

0
97
Foto: Aldo Carvalho

Fundado profissionalmente no dia 04/07/1987, o 4 de Julho ao longo de sua história em seus 34 anos que se aproxima, sempre foi referência quando o assunto é goleiro e grandes nomes da posição se destacaram com a camisa do Colorado de Piripiri.

O Diário de Piripiri em uma matéria especial faz uma homenagem a grandes nomes que honraram a camisa do Colorado e contribuiram para a brilhante história de sucesso do Tetra Campeão Piauiense.

A seguir o Top Five, com os 5 principais nomes do clube na posição. Lembrando que diversos nomes poderiam aparecer na lista, que leva em consideração além de atuação, as conquistas e títulos com o manto sagrado Colorado.

5° Lugar – Jorge Luiz

O piripiriense Jorge Luiz de Araújo Morais, 49 anos é o mais jovem goleiro de uma família que deu muitas alegrias a torcida colorada, Jorge atuou pocas temporadas pelo 4 de Julho, mas quando esteve em campo sempre se destacou pelas excelentes atuações.

River/PI | ALMANAQUE DO FERRÃO

Jorge Luiz teve grande destaque em diversos clubes do Nordeste, Foi campeão Cearense com o Ferroviário. Foto: Almanaque Ferrão.

Jorge Luiz esteve presente no grande time de 1991, com apenas 19 anos, sendo reserva imediato de seu irmão mais velho Guará. Com um potêncial enorme foi rapidamente negociado e em 1993 já estava de malas prontas para o Ferroviário, Jorge atuou  por diversos clubes do Nordeste, Jorge ainda voltou no início dos anos 2000 pra encerrar a carreira no 4 de Julho. Na família outro nome de muita qualidade, Dudu de saudosa memória, enchem de orgulho a família de arqueiros Colorados.

Jorge Luiz também já atuou como preparador de goleiros do clube, contribuindo com seu conhecimento gigantesco para a formação de outros nomes prata da casa como o goleiro Jailson e seu sobrinho Zé Filho, além de outros profissionais do clube.

4° Lugar- Allyson Pereira

O cearense Allyson Pereira Frutuoso Rodrigues, atualmente com 30 anos de idade é o mais jovem da lista, natural de Barbalha Ceará, Allyson disputou apenas duas temporadas com a camisa do 4 de Julho, mas foi fundamental para o clube, sendo titular absoluto.

Em 2014, Allyson chegou a Piripiri por indicação do treinador português Luís Miguel, o 4 de Julho corria sérios riscos de rebaixamento e com Alysson no gol fazendo defesas importantes o time conseguiu uma grande reação, escapando do rebaixamento e chegando a decisão do segundo turno do estadual, a derrota em Piripiri para o River finalizou a passagem do clube na temporada.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas

Imagem: Reprodução rede social.

Em 2016 o Colorado disputava a série B do Campeonato Piauiense, rebaixado em 2015 em uma competição com apenas 5 clubes, aquela foi a pior temporada do Colorado. Na campanha que culminou com o acesso de volta a elite do Piauiense e o título da série B, os comandados do técnico Paulo Rossi tinha Allyson como o guarda meta, na decisão, contra o Comercial de Campo Maior, Allyson pegou um pênalti no último minuto de partida e deu o título da série B do estadual de 2016 ao 4 de Julho. O jovem goleiro hoje é técnico de enfermagem e  parou de jogar muito jovem, em 2017 com apenas 25 anos.

3° Lugar- Robinho

O paulista Robison Ferreira dos Santos, hoje tem 37 anos e entra na lista de melhores goleiros que já vestiram a camisa do 4 de Julho, por seu excelente desempenho. Robinho atuou pelo 4 de Julho por 4 temporadas, 2009, 2010, 2011, e 2012, sendo titular absoluto em todas as temporadas, Robinho foi vice campeão do primeiro e segundo turno em 2009 e campeão estadual em 2011 em final contra o Comercial em Campo Maior, partida em que o Colorado venceu por 1 a 0 e Robinho fez defesas milagrosas que garantiram o título ao Colorado.

Robinho :: Robison Ferreira dos santos ::

Imagem: reprodução.

Robinho deixou saudades a torcida de Piripiri e tem seu nome escrito na história do clube.

2° Lugar- Guará 

O piripiriense José Mendes de Moraes Neto, de 55 anos atualmente é considerado por muitos como o maior nome da posição em toda a história do clube. O mais experiente da família de goleiros piripiriense, Guará fez história com a camisa do 4 de Julho e atuou também por diversos clubes do Nordeste.

Guará foi destaque na conquista do BI Campeonato estadual em 1992 e 1993 e teve atuação de destaque contra o Palmeiras na Copa do Brasil de 1992 e 1993, segurando o ataque mais poderoso do futebol brasileiro.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas

Imagem: reprodução.

Guará foi um dos responsáveis em conduzir a Tocha Olímpica na passagem por Piripiri em 2016.

Guará também da lista foi o goleiro que mais vestiu a camisa do Colorado, atuando nas temporadas de 1988, 1989, 1990, 1992, 1993,1994, 1999, 1999, 2000 e 2002. Guará além de ser irmão de Jorge Luiz e Dudu, é pai de Zé Filho, que também defendeu o 4 de Julho por varias temporadas.

1° Lugar- Jailson

O piripiriense Jailson Cardoso de Araújo, 33 anos, é o mais novo ídolo da história mais recente do clube, suas últimas temporadas fizeram a diferença para que Jailson viesse a alcançar o posto de número 1 da lista.

Formado na base do clube, Jailson começou entre os profissionais aos 17 anos em 2005, daí para cá rodou o Brasil por diversos clubes, mas foi no clube do coração em que Jailson viveu o seu melhor momento e ajudou a colocar o Colorado de volta no cenário nacional.

Jailson é muito identificado com o clube que o projetou para o futebol, o goleiro vestiu as cores do 4 de Julho nas temporadas de 2005, 2006, 2007, 2008, 2012, 2015, 2017, 2020 e 2021.

Jailson é vetado no River-PI, e goleiro fica no 4 de Julho. Colorado provoca: "O paredão é nosso" | river-pi | ge

Foto: Josiel Martins.

No seu retorno ao Colorado Jailson ajudou o time a sair da fila de títulos do campeonato Piauiense que não vinha desde 2011, sendo fundamental na conquista com defesa de pênaltis contra o Picos e Altos na fase de classificação e na decisão por pênaltis contra o Picos pegando uma das cobranças e ajudando o Colorado a se tornar tetra campeão estadual de 2020.

Com a ascensão do Colorado, Jailson também se tornou o herói da classificação inédita do clube a terceira fase da Copa do Brasil ao eliminar o Cuiabá, Jailson pegou uma das cobranças e ainda marcou o pênalti que deu a classificação ao clube de Piripiri.

E então só paredão não é mesmo? quem na sua opinião foi o melhor ou merecia estar nesta lista de grandes goleiros do 4 de Julho?

 

Por Waldo Sousa.

 

 

Nova-Otica-2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here