Cerca de 60 doses de vacina contra a Covid-19 foram desperdiçadas em Brasileira por falta de refrigeração aponta denuncia

0
71

Imagem ilustrativa

Enquanto o mundo corre atrás de vacinas contra a covid-19, um episódio fatídico aconteceu na cidade de Brasileira, Piauí, onde pelo menos 61 vacinas foram desperdiçadas por problemas na refrigeração.

O episódio veio à tona após denúncia do ex-vereador Rychardson Menezes, que viralizou nas redes sociais e causou grande polêmica no município.

Horas depois a Prefeitura de Brasileira emitiu um comunicado confirmando a situação, alegando problemas nos equipamentos. ” hoje, dia 11 de março de 2021, a técnica de enfermagem Iolene Araújo às 07h ao adentrar a sala da Rede de Frios, observou a temperatura do termômetro da geladeira de estoque estava em 21 ºC a máxima e 17 ºC mínima e momento. Realizando a conferência interna constatou-se o degelo total e os imunobiológicos em temperatura ambiente ( sem refrigeração).”

A nota da Prefeitura, confusa, explica: “Salienta-se que no relatório foram elencados os imunobiológicos de rotina e também os da Imunização COVID-19, essas no total de 91 doses, equivalentes a 30 D1 (doses destinadas a idosos do público de 80 a 89 anos da zona rural, os quais já estavam agendadas a aplicação para hoje, dia 11 de março e amanhã dia 12) e 61 D2 (essas destinada a segunda dose destinada aos funcionários da saúde e dos idosos dos 90 anos ou mais)”.

Entende-se que 61 doses de vacina foram desperdiçadas, e outras 30, que seriam utilizadas para vacinar idosos de 80 a 89 anos na data de hoje, 11, e amanhã, 12, não se sabe se foram utilizadas, o que pode apontar que 91 doses de vacinas foram perdidas. Com informações do Portal Brasileira.

Fonte: Repórter 10

Nova-Otica-2

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here