Com 18 datas, Campeonato Piauiense ganha nova fórmula em 2022 e começa 15 de janeiro

Geral

Representantes dos oito clubes do Campeonato Piauiense aprovaram uma nova fórmula de disputa para a competição em 2022. O torneio volta a ter semifinais, com duelos de ida e volta, e terá a sua primeira rodada no fim de semana dos dias 15 e 16 de janeiro, totalizando 18 datas. A tabela de jogos deve ser anunciada em breve.

O modelo de disputa foi acertado entre os times em reunião nesta segunda-feira, na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP).

Participaram dirigentes do Altos, Fluminense-PI, 4 de Julho, Flamengo-PI, River-PI, Oeirense e Corisabbá. O Parnahyba não contou com representantes no arbitral.

Para a volta das semifinais no Piauiense, a FFP usou uma possibilidade apresentada pela CBF na apresentação do calendário 2022. A entidade máxima do futebol brasileiro recomendou os campeonatos estaduais em 16 datas, com início no dia 26 de janeiro, contudo, facultou às federações o começo para o dia 15 de janeiro.

Sendo assim, o Campeonato Piauiense “ganhou” mais duas datas, optando por começar mais cedo. O estadual, porém, não pode ultrapassar do primeiro fim de semana de abril, quando começam as Séries C e D do Brasileirão – que conta com clubes do Piauí: Altos, na terceira divisão; e Fluminense-PI e 4 de Julho, na quarta divisão.

Arbitral reunião dos clubes do Campeonato Piauiense — Foto: Julio Costa
Arbitral reunião dos clubes do Campeonato Piauiense — Foto: Julio Costa

Os clubes havia demonstrado o interesse de voltar com as semifinais. Em 2020, o estadual precisou ser adequado para se encaixar no calendário de 16 datas da CBF.

Para não ter final única, as equipes escolheram não realizar as semifinais. Depois de 14 rodadas da fase de classificação, os dois melhores fizeram a decisão em ida e volta. Esse modelo ficou válido em 2020 (título do 4 de Julho) e 2021 (taça do Altos).

Agora, o Campeonato Piauiense passa a ter as semifinais novamente, modelo usado em 2018 e 2019. Ao fim das 14 rodadas, em turno e returno, os quatro primeiros avançam às semis, o 1º pega o 4º e o 2º enfrenta o 3º.

O campeão piauiense de 2022 ganhará uma das vagas da Copa do Brasil 2023, vaga para a Copa do Nordeste 2023 e uma vaga para a Série D 2023. Ao vice-campeão piauiense de 2022 será ofertada a segunda vaga para participação na Copa do Brasil 2023 e a segunda vaga para a Série D 2023.

PIAUIENSE 2022

  • Primeira fase: 14 rodadas
  • Semifinais: ida e volta
  • Finais: ida e volta
  • Data de início: 15 de janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *