Em PIRIPIRI: PRF realiza fiscalização em veículos de carga e apreende carregamento de madeira ilegal na BR 343

Geral

Policiais Rodoviários Federais realizaram na tarde de ontem (02), a apreensão de 15,80 m³ de madeira que estava sem a devida documentação ambiental válida. A ação aconteceu na cidade de Piripiri/PI na BR 343.Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram uma carreta VW/23.210 conduzida por um homem de 56 anos.

Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências e, portanto, a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais.A carga proveniente do Piauí tinha como destino a cidade Santo Antônio de Jesus/BA.

Os policiais verificaram que a carga não era beneficiada com a documentação ambiental válida. O homem foi enquadrado no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.Indagado sobre a madeira transportada, o motorista declarou que teria assumido a direção do veículo na Bahia, carregou o veículo nas proximidades da localidade conhecida como “volta da Jurema”, em Caraúbas do Piauí/PI e o destino final seria a cidade de Santo Antônio de Jesus/BA. Além disso, o condutor identificou o proprietário da madeira.

É válido ressaltar que a empresa emissora da nota fiscal e da documentação ambiental já foi envolvida em procedimentos criminais da PRF acobertando o transporte de madeira ilegal. Toda essa madeira extraída de forma ilegal recebe documentos fiscais e ambientais fraudados da citada empresa.

A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA, para os procedimentos cabíveis. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Piripiri/PI para prestar esclarecimentos da prática delituosa. Além dele, a empresa também deverá responder por Crime Ambiental.

Fonte: PRF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *