Piauí receberá mais de 173 mil doses de vacina contra a Covid; maior lote

Covid-19

Piauí receberá, no decorrer desta semana, o maior lote de vacinas contra a covid-19 já enviado ao Estado. O Ministério da Saúde enviará  173.910 doses para aplicação de 1ª e 2ª dose dos imunizantes nos municípios piauienses.

As vacinas chegarão no decorrer da semana. Do total de 173.910, serão 84.450 doses da vacina Astrazeneca [ para 2ª dose], 32.760 da Pfizer [para 1ª e 2ª dose] e 56.700 Coronavac/Butantan [1ª e 2ª dose].

As vacinas serão distribuídas aos municípios, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).  50% dos imunizantes serão para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

O secretário Florentino Neto destaca que assim que  as vacinas cheguem ao Estado elas serão  enviadas o mais rápido possível aos municípios.

O secretário pede aos gestores municipais, que organizem os seus calendários de vacinação e apliquem os imunizantes o mais rápido possível. O gestor voltou a fazer um apelo para que os piauienses tomem a segunda dose dos imunizantes conforme a data escrita no cartão de vacina.

“A vacinação é fundamental  para a redução do número de mortes. Por isso pedimos que as pessoas de todos os grupos, que assim que chegar sua data procure o seu local de vacinação, não escolha vacina, pois todas são eficazes contra a doença e complete o ciclo com as duas doses, pois só assim conseguiremos vencer essa pandemia”, reforça o gestor.

De acordo com dados do Vacinômetro da Sesapi, 14,9% dos piauienses completaram o esquema de imunização com duas doses ou dose única dos imunizantes contra a Covid-19.

Fonte: Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *