Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021.Piripiri fica atrás apenas de Teresina e Parnaíba

Geral

O Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país em 2021, na comparação com o ano de 2020. Em todo o Brasil, apenas sete estados tiveram crescimento no índice. No Piauí, o aumento foi de 11%. Em números totais, foram 780 vítimas desses crimes em 2021, o que representa duas vidas tiradas por dia no estado. Em 2020, foram cerca de 80 mortes a menos.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 (Portal de Notícias do Grupo Globo) com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o levantamento, o Piauí teve o terceiro maior crescimento do país na somatória de crimes de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Na capital, o número em 2021 foi o maior dos últimos cinco anos, com 336 mortes. Os bairros Santa Maria (Zona Norte), Angelim (Sul), Centro, Pedra Mole (Leste) e Itararé (Sudeste) foram os cinco bairros com mais registros de mortes no ano. Depois de Teresina, as cidades de Parnaíba (19%), Piripiri (5%), Luís Correia (4%) e Picos (4%) aparecem em seguida, com a maior quantidade de casos. Dos 224 municípios, 103 não registraram mortes em 2021.

Fonte e Foto: G1 Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *