Prova de vida: Idoso de 80 anos precisa ir de maca ao Banco do Brasil de Piripiri para não perder o benefício

Geral

Na manhã desta sexta-feira dia 04/06, uma situação bastante revoltante chamou a atenção de quem passava pelo centro da cidade, uma foto registrada em frente a agência do Banco do Brasil em Piripiri, mostrando um idoso sendo submetido a uma situação constrangedora e desumana. De acordo com a lei que rege o pagamento a aposentados, ele precisa fazer a “prova de vida” para continuar recebendo benefício da aposentadoria, lamentavelmente devido o mesmo não poder se locomover até a agência a família teve de agir por conta própria e em plena pandemia levar o idoso para realizar o procedimento.

Segundo informações o aposentado chegou em uma ambulância, deitado em uma maca. Parentes ajudam ele a subir a rampa da agência.

De acordo com informações da família, o idoso sofreu um AVC ( Acidente Vascular Cerebral ) há uns anos, aos poucos foi perdendo os movimentos e desde o ano passado ele está acamado, se alimentando por uma sonda, perdeu os movimentos, com aparência física debilitada,  bem magro e fraco. Continua lúcido mas o corpo não responde, pois perdeu os movimentos.

 Neta do idoso faz desabafo nas redes sociais

“Uma imagem revoltante né?

Pois é! Alô #BancoDoBrasil é assim mesmo o procedimento para fazer uma prova de vida de um idoso ACAMADO durante uma PANDEMIA? Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico? Meu Deus! É revoltante! É humilhante!

O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método para fazer?”.

Informações relevantes

PROCURAÇÃO

Existem de fato outras alternativas.  Uma delas é por meio de uma procuração. Os beneficiários do INSS acamados que precisarem fazer a prova de vida podem fazê-lo por meio de uma procuração.

É válido lembrar que antes da pandemia, essa procuração deveria ser feita presencialmente em cartório e registrada no INSS. Agora, ela pode ser feita pela internet, sem precisar ir ao cartório nem registrar no INSS.

Ligue 135

Aos idosos acima de 80 anos que necessitem de atenção especial, para solicitar a realização da prova de vida em um local alternativo, a pessoa precisa entrar em contato com o INSS por meio da Central de Atendimento do órgão (telefone 135). O agendamento também pode ser feito pelo portal “Meu INSS” (www.meu.inss.gov.br). Basta acessar o item “Agendamentos/Requerimentos”

Outra forma de agendamento da prova de vida é por meio do APP do Banco do Brasil. O que de fato acontece e Impressiona é o fato da agência não disponibilizar essas informações para seus clientes. Em plena pandemia onde se busca estabelecer tratamento humanitário aos vulneráveis, cenas como essa ferem o bom-senso e o compromisso com a vida.

A nossa reportagem ligou para o gerente do Banco do Brasil, deixou mensagens no seu WhatsApp mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Com informações do Reporter10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *